segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mito: Vitamina C e Resfriado


Eu tenho uma sáude de touro e beleza de tigre, ROAR, nunca fico doente por muito tempo, nunca tive nenhum problema sério de saúde, nunca quebrei perna/braço/coluna, tenho pressão controlada, diabetes zero... etc etc etc.

Mas quando chega o verão, o ar fica seco, eu fico cheio de muco, espirro, como se tivesse alergia do meu próprio fluido -meleca. Daí, tudo bem, passa. Dá dois dias, e começa a cair um dilúvio, e tenho que sair de barco -n, o ar fica úmido de mais. Mesmos sintomas e: resfriado! Sim, posso não ter grandes infecções e/ou gripe, mas fico resfriado com extrema facilidade.

Toda mãe/avó/tia encalhada compra fanta laranja -n Cebion e diz: "Toma bastante líquido e vitamina C meu filho" ok, mamãe... i.i Mas ninguém contou pra elas, que na verdade, o ácido ascórbico (vulgo vitamina C) não tem relação nenhuma com a prevenção ou cura de resfriados e gripes!

Essa crença surgiu quando o químico Linus Pauling (aquele, da distribuição eletrônica que você odiou, odeia, ou vai odiar no Ensino Médio) começou a ingerir uma quantidade diária de um grama da substância, e afirmou que isto reduziria a chance de se resfriar.

Estudos recentes, porém, mostram que não há nenhuma relação direta entre a prevenção de doenças respiratórias somada a ingestão de ácido ascórbico. Na verdade, este é um anti-oxidante, eficiente no combate de radicais livres, além de ajudarem na reconstituição de tecidos, ajudarem na fixação do ferro, etc.

Em outras palavras: se sua família quiser te obrigar a tomar aquela coisa laranja HORROROSA, mande-a vir até o melancia, e você estará salvo(a)!

Em caso de morte, nós não nos responsabilizamos por qualquer imperícia e/ou diagnóstico errôneo.

-qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

2 comentários:

  1. distribuição eletrônica? distribuição eletrônica... hm... deviia estar dormindo na aula

    ResponderExcluir
  2. eeeu ainda acho que não estou à altura do blog... geeez, vou ter que pensar em alguma coisa útil pra falar! *sem ser o Damon *baba* aushduasdhuashduahsd

    ResponderExcluir